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Intranet (Rede Segura)

Acessar a Intranet PUC

A Intranet é uma estrutura protegida de rede e serviços que tem como objetivo resguardar os sistemas corporativos da Universidade e os dados neles armazenados. Para evitar a exposição a riscos externos, há um rigoroso controle sobre os equipamentos, programas e operações.

Nesta página estão compiladas as informações essenciais aos usuários da Intranet: processos administrativos, políticas e práticas de segurança.

A Intranet PUC-Rio é administrada pela Gerência de Suporte Técnico do RDC.


Sobre a intranet

Funcionários e professores cujas atividades laborais demandem o acesso aos sistemas e serviços contidos no ambiente Intranet.

As solicitações de acesso serão condicionadas à aprovação pelo titular da unidade ao qual o solicitante está vinculado, e aos responsáveis pelos sistemas acadêmico e administrativo.

As estações de trabalho conectadas diretamente na Intranet são usadas em unidades cujas atividades são integralmente realizadas naquele ambiente.

Para os demais, o acesso aos serviços deve ser feito através da Virtualização. Esse ambiente, que pode ser acessado de qualquer lugar, permite o uso controlado dos sistemas, com foco na segurança das informações e usuários.

Primeiramente, é necessário já possuir uma conta de usuário da Intranet.

Para acessar, você precisará de:
  • Um computador com sistema Windows ou Mac.
  • Um programa de acesso remoto (Remote Desktop Protocol). Precisará ser baixado se o computador for Mac.
  • Acesso estável para a internet.

Importante: Para acessar virtualização estando fora da RedePUC, será necessário o uso de VPN.

Visando a maior segurança da Intranet, os acessos externos devem ser feitos através de VPN (Virtual Private Network). A VPN cria uma camada adicional de segurança com o uso de certificação digital, reduzindo as chances de acesso indevido.

São considerados acessos externos aqueles realizados fora da RedePUC (ex: home-office, rede 4G/5G). Portanto, se você se encaixa nesse perfil, precisará solicitar acesso pela VPN.

Aqui você encontrará como se cadastrar e configurar seu dispositivo.


Contas de usuário

Poderão solicitar a criação de conta na Intranet, os funcionários e professores com matrícula ativa e cujas atividades laborais demandem acesso aos sistemas nela hospedados. A autorização de acesso deverá contar com aprovação do gestor e das gerências responsáveis pelos sistemas administrativo e acadêmico.

Ao solicitar criação ou alteração de conta, indique se há necessidade de uso da VPN.

Obs: Para preencher os formulários é necessária autenticação com a senha do SAU Online.

Se você já possui conta na Intranet, utilize o formulário de alterações, disponível na página de Serviços do RDC, para solicitar a habilitação da VPN para seu usuário.

Saiba mais sobre o funcionamento da VPN e como instalar o programa cliente no seu computador.

O bloqueio e exclusão das contas de usuário da Intranet ocorrerão nos seguintes casos:
  • Por solicitação do próprio usuário ou do titular da unidade a qual o usuário está vinculado. A solicitação deve ser encaminhada por meio do formulário específico, disponível na Página de Serviços do RDC.
  • Automaticamente, em caso de desligamento do funcionário/professor.
  • Automaticamente, em caso de suspensão do vínculo funcional, com o bloqueio temporário da conta, por exemplo em caso de licença médica.
  • Automaticamente, caso o usuário permaneça 180 dias sem realizar acesso à intranet, com o bloqueio da conta.
O titular da unidade organizacional poderá solicitar a reativação de conta de usuário cuja conta tenha sido bloqueada, através do formulário na página de Serviços do RDC. Importante:
  • A conta poderá ser reativada apenas se tiver sido bloqueada. Caso tenha sido excluída, o usuário deverá seguir o procedimento para criação de uma nova conta.
  • Em caso de bloqueio por suspensão do vínculo, a conta só será reativada, após a atualização do vínculo junto ao sistema administrativo.

As permissões concedidas a um usuário da Intranet são diretamente relacionadas às demandas da sua atividade laboral. Portanto, a mudança de unidade (departamento) ensejará a atualização de tais permissões, adequando-as às novas atribuições do funcionário.

Assim, em caso de mudança de unidade, a conta do funcionário será automaticamente bloqueada e as permissões relativas à antiga unidade serão revogadas.

O titular da nova unidade ao qual o funcionário está vinculado, deverá solicitar a reativação por meio do formulário de atendimento.


Virtualização e VPN

Lembre-se: Caso você esteja acessando de fora da RedePUC, será necessário, primeiramente, se conectar pela VPN.
Lembre-se: Caso você esteja acessando de fora da RedePUC, será necessário, primeiramente, se conectar pela VPN.

A VPN é uma ferramenta importante na proteção de sistemas e redes, pois cria uma camada adicional de segurança para autenticação dos usuários legítimos.

Para utilizar a VPN será necessário que o usuário:
  1. Solicite uma chave de registro.
  2. Instale um programa cliente VPN na máquina (ex: computador de casa).

Cada computador deve ter sua própria chave de registro. Caso utilize a virtualização a partir de um segundo computador, de fora da PUC, será necessário solicitar uma segunda chave de registro.

O processo de instalação e configuração é simples e está detalhado em procedimento disponível nos itens abaixo. A equipe de suporte do RDC poderá auxiliar nesse processo.

  1. Preencha o formulário específico, na página de Serviços do RDC.
  2. Na seção de aplicações do formulário, selecione as opções:
    • Virtualização
    • VPN – Certificado Digital
  3. Aguarde o recebimento do e-mail contendo a chave de registro, necessária para o primeiro acesso.
Siga o procedimento para a instalação do programa cliente de VPN em seu computador:
* O programa cliente não é compatível com iOS (iPhone e IPad).

Estações de trabalho

O funcionário PUC com matrícula ativa, poderá solicitar a configuração de estação de trabalho de acordo com as necessidades de suas atribuições. A estação poderá ser Física ou Virtual.

Importante: 'Estação de trabalho FÍSICA' refere-se a um computador conectado diretamente à rede Intranet. Essa configuração é utilizada apenas em algumas unidades da instituição, nas quais as tarefas desempenhadas pelas equipes exijam contínua conectividade na Intranet. Para as demais unidades, apenas máquinas virtuais poderão ser provisionadas.

Todos os pedidos deverão ser enviados juntamente com a indicação de seu gestor (diretor do departamento ou superior imediato). A inclusão da máquina na rede está condicionada à aprovação de sua gerencia.

Estação de Trabalho Física
  • Instaladas e configuradas pelo RDC, em acordo com as políticas de segurança vigentes e com um conjunto padrão de programas de uso geral:
    • Programa anti-vírus / anti-spyware;
    • Pacote Microsoft Office;
    • Cliente de correio eletrônico;
    • Navegador (browser);
    • Leitor de arquivos PDF;
    • Impressora virtual PDF.
  • As máquinas deverão ser adquiridas pelo próprio departamento e encaminhadas ao RDC. Os equipamentos devem atender a critérios mínimos de desempenho, segurança e conter uma licença Windows válida, sendo necessária a prévia informação dos seguintes dados ao RDC, para aprovação:
    • no caso de máquinas “de marca”, o modelo que se pretende adquirir;
    • no caso de máquina montada, a placa-mãe (fabricante e modelo) que o fornecedor pretende empregar.
  • Em qualquer hipótese, as máquinas deverão apresentar os seguintes requisitos mínimos:
    • processador (CPU) de 1,8 GHz;
    • memória RAM de 4 GB;
    • disco rígido (HD) de 250 GB.
  • No caso de equipamento ainda não adquirido é importante a observação dos itens acima antes de efetuar a compra.
  • As estações de trabalho tornam-se utilizáveis apenas após serem incluídas em cadastro mantido pelo RDC. Uma vez excluída do cadastro, a estação de trabalho não será capaz de conectar-se à Intranet.
  • Caso seja de interesse do Departamento, poderá ser solicitado também o acesso remoto da estação Física (Remote Desktop).

Os pedidos de inclusão de estação, bem como de instalação de outros programas, deverão ser feitos ao RDC, por formulário específico.

A aprovação ao pedido de inclusão de programas dependerá de análise de risco e de compatibilidade com os programas obrigatórios, realizada pelo RDC.

O funcionário PUC com matrícula ativa, poderá solicitar a configuração de estação de trabalho de acordo com as necessidades de suas atribuições. A estação poderá ser Física ou Virtual.

Todos os pedidos deverão ser enviados juntamente com a indicação de seu gestor (diretor do departamento ou superior imediato). A inclusão da máquina na rede está condicionada à aprovação de sua gerencia.

Estação de Trabalho Virtual
  • Configuradas pelo RDC, em acordo com as políticas de segurança vigentes e com um conjunto padrão de programas de uso geral:
    • Programa anti-vírus / anti-spyware;
    • Pacote Microsoft Office;
    • Cliente de correio eletrônico;
    • Navegador (browser);
    • Leitor de arquivos PDF;
    • Impressora virtual PDF.
  • A estação será acessada pela virtualização, a partir de qualquer máquina com acesso à internet;

Os pedidos de configuração de estação, bem como de instalação de outros programas, deverão ser feitos ao RDC, por formulário específico.

A aprovação ao pedido de inclusão de programas dependerá de análise de risco e de compatibilidade com os programas obrigatórios, realizada pelo RDC.

O item 'Inclusão de estações de trabalho' estabelece o conjunto padrão de programas que são instalados pelo RDC nas estações de trabalho, devidamente protegidos pelas políticas de segurança. Estes programas, em princípio, atendem às necessidades da maioria dos usuários da Intranet.

Entretanto, o funcionário PUC com matrícula ativa, poderá solicitar a inclusão de programas adicionais, desde que disponha de comprovação de sua regularidade. O atendimento a esta solicitação dependerá de análise de risco e de compatibilidade com os programas obrigatórios, realizada pelo RDC.

Todos os pedidos deverão ser enviados juntamente com a indicação de seu gestor (diretor do departamento ou superior imediato). A inclusão de programas adicionais está condicionada à aprovação de sua gerencia.

O bloqueio e exclusão de estação de trabalho ocorrerá nos seguintes casos:
  • Por solicitação do próprio usuário ou do titular da unidade a qual equipamento está vinculado. A solicitação deve ser encaminhada por meio do formulário específico, disponível na Página de Serviços do RDC.
  • Automaticamente, bloqueio de estação física que permanecer sem uso por 180 dias.
Importante: O processo de exclusão da estação de trabalho física, inclui a formatação do HD/SSD. Nas estações virtuais, a máquina é integralmente excluída. Em ambos os casos, após a exclusão, não há possibilidade de recuperação dos dados armazenados.

O titular da unidade organizacional poderá solicitar a reativação de estação de trabalho bloqueada, através do formulário na página de Serviços do RDC.

Importante: A estação poderá ser reativada apenas se tiver sido bloqueada por falta de uso. Caso tenha sido excluída, deverá ser seguido o procedimento para inclusão de uma nova estação.

A substituição de um equipamento, pode acontecer por:
  • Atualização tecnológica;
  • Substituição por defeito; ou
  • Migração de máquina física para virtual.
Em todos os casos haverá a transferência das configurações do usuário e dados armazenados. Para solicitar, leia os respectivos itens de inclusão e exclusão de estação de trabalho.

Política de segurança

Este item estabelece e divulga as regras de utilização do serviço e as condutas esperadas dos usuários da Intranet PUC-Rio, e objetiva garantir a segurança dos sistemas corporativos e os dados armazenados.

A Intranet é mantida e operada pelo RDC, a quem cabe as tarefas de monitoramento de segurança e a tomada de ações preventivas e corretivas necessárias para garantir o bom funcionamento da rede, assim como a proteção dos dados.

A SEGURANÇA É UMA RESPONSABILIDADE COLETIVA, E O DESCUIDO DE UMA PESSOA PODE COMPROMETER O TRABALHO DE UMA OU MAIS EQUIPES.

As regras aqui estabelecidas são de caráter compulsório e eventuais violações serão comunicadas ao gestor do usuário responsável.

É vedado aos usuários da Intranet:
  • Instalar ou executar qualquer programa não aprovado ou autorizado pelo RDC. Esta proibição se estende a programas que não requerem a instalação no sistema operacional.
  • Instalar qualquer extensão (plugin) nos navegadores de internet (Chrome, Firefox ou Edge).
  • Vincular os navegadores de Internet às suas contas pessoais de e-mail (ex: Gmail, Outlook.com, hotmail, yahoo, etc).
  • Baixar quaisquer anexos a partir de conta de email pessoal.

Os usuários devem armazenar os arquivos de trabalho, exclusivamente, nas pastas de servidor, que contam com rotinas de cópia de segurança.

  • Lembre-se: os arquivos armazenados no disco local da estação de trabalho, seja física ou virtual, estão sujeitos à perda em caso de defeito do equipamento ou falha lógica.
Ao armazenar arquivos no servidor, tenha em mente que é terminantemente proibido:
  • o armazenamento de arquivos de cunho pessoal.
  • o armazenamento de arquivos cujo conteúdo é protegido por direitos autorais (pirataria), incluindo imagens, videos, músicas, etc.

O RDC poderá excluir, sem aviso prévio e possibilidade de recuperação, quaisquer arquivos que se enquadrem nas restrições acima.

A estação de trabalho da Intranet, seja física ou virtual, é designada exclusivamente para a execução da atividade laboral por parte dos seus usuários.

Portanto, não é permitido o acesso a sites sem relação com os fins de trabalho.

Em especial, é proibido o acesso a sites que se caracterizem como inapropriados ao ambiente de trabalho, incluindo:

  • Jogos e apostas
  • Videos
  • Redes sociais
  • Streaming ou download de videos e músicas
  • Download de conteúdo protegido por direitos autorais
  • Acesso remoto a estação de trabalho ou da estação a outros sistemas

O RDC poderá bloquear preventivamente estações de trabalho sempre que detectar atividades suspeitas.

  • É vedado ao usuário da Intranet ceder sua senha a outros usuários, ainda que também autorizados a usar a Intranet e mesmo que temporariamente.
  • É vedado ao usuário da Intranet tomar ciência e/ou se utilizar da senha de outro usuário, ainda que em caráter temporário.
Em caso de suspeita de comprometimento da sua senha, o usuário deve:
  • Providenciar imediatamente sua substituição
  • Notificar o RDC, que poderá solicitar mais informações e determinar medidas adicionais de segurança.

Caso tenha utilizado as senhas em computadores não administrados pelo RDC, por exemplo um computador de casa, informe ao RDC e suspenda o seu uso até que seja realizada uma avaliação inicial.

O RDC poderá, se considerar necessário, bloquear ou alterar senhas de acesso e revogar o certificado digital da VPN.


Outras dúvidas